domingo, 25 de dezembro de 2011

O que se diz e o que se faz


Quando os comportamentos morais dos pais, ou mesmo da escola, restringem-se a determinada época do ano, eles podem estar ensinando aos filhos um valor diferente daquele desejado: o de que o respeito aos outros pode ser um artefato de Natal e que não precisa ser vivido em todos os momentos da vida. Mais que isso, podem estar ensinando que a conduta moral pode ficar em segundo plano, pois o que importa é o que se diz. Ou seja, ter um bom discurso sobre valores morais é mais importante do que efetivamente se comportar de acordo com esses valores...

Andréia Schmidt

Que a solidadriedade não seja definida por um espírito natalino, pois não é. Mas, que seja um consciência madura na teoria e na prática. Que sejamos imponentes em ensinar dizendo, porém mais ainda fazendo.

Valdinélia (Manu).

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

"Um professor organizado vale por dois"

 Esse período de férias é o momento ideal de organizar, planejar, criar, se preparar para mais um ano de produtividade.





http://www.i9artigos.com.br/sobre-a-criatividade/


"O Plano de aula deve conter os objetivos principais da aula, os recursos didáticos necessários, como a aula vai começar e terminar e os métodos que serão utilizados, levando em conta o tempo necessário para a aula.
Muitas vezes erramos o caminho por não ter um mapa orientando como chegar lá. Erramos o alvo por não estabelecer metas. Se você quer atingir objetivos na aula deve traçá-los com antecedência. Por isso o plano de aula é fundamental, ele será como um mapa para guiar o professor durante o período da aula".



Sabemos que é extramamente necessária a organização em qualquer afazer, e por isso devemos nos empenhar para conseguir fazer o melhor. 
No texto acima vemos sobre o planejamento de como a aula deve começar e terminar; porém nunca seja preso, contido, pois a aula pode fluir  cheia de criatividade enquanto ela acontece. Planeje, organize, mas, deixa o seu don conduzir, e junto com todo o seu material anteriormente pesquizado a aula será muito mais agradável, expontânea e produtiva.

Valdinélia (Manu)

domingo, 11 de dezembro de 2011

Relação professor - aluno na sala de aula.wmv


http://www.youtube.com/watch?v=XT10mk9575k&feature=related


Esse é um vídeo muito simples, mas gostei dele porque enfatiza a importância da relação cúmplice entre professor e aluno, onde os dois conhecem seus deveres e direitos e eticamente trabalham juntos pela construção do conhecimento e desenvolvimento dele. Autoridade + Autonomia: A autoridade de um bom educador desenvolvendo um aluno autônomo. Então os dois trabalham sem medo de ser ou fazer, sem excessos, sem reprimir, sem orgulho ou baixa estima... com muito respeito e aceitação, com confiança de ensinar a aprender e aprender a aprender, com força de vontade das duas partes e uma estrada onde não há limites, mas grandes expectativas e mentes que sonham em realizar.

Valdinélia

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A relação Professor/Aluno!!!!




As relações humanas, embora complexas, são peças fundamentais na realização comportamental e profissional de um indivíduo. Desta forma, a análise dos elacionamentos entre professor/aluno envolve interesses e intenções, sendo esta interação o expoente das consequências, pois a educação é uma das fontes mais importantes do desenvolvimento comportamental e agregação de valores nos membros da espécie humana.
http://www.espacoacademico.com.br/052/52pc_silva.htm

Muito boa essa matéria! Fala da relação professor/aluno na aprendizagem; o aprender se torna mais interessante quando o aluno se sente competente pelas atitudes e métodos de motivação em sala de aula.
Beatriz Vieira

Uma bela dica: Teatro nos CÉUS uma nova opção de lazer para a classe mais carente







A prefeitura de São Paulo promove todo mês nos Céu vários eventos como dança ,teatro e circo. São apresentações totalmente de graça para as comunidades mais carentes.
Para ficar por dentro das atividades basta comparecer ao Céu mas próximo de sua casa e garantir seu ingresso de graça.
No site abaixo você pode acompanhar a programação completa.

http://agz21.com/tag/teatro-nos-ceus/

 Já participei várias vezes desse evento e pude perceber a empolgação das pessoas. Esse tipo de projeto incentiva a cultura e a sensibilidade à grandes projetos faz com que a comunidade se empenhe em cada vez mais cuidar da sua escola, o que é bom para todos.

Mônica Matos

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Programa ¨Sala de leitura¨ um incentivo a mais para os estudantes da rede publica

  



 Criado em 2009, o Programa Sala de Leitura oferece a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos um ambiente com rico acervo de livros e periódicos para prática da leitura e desenvolvimento de atividades construídas especialmente para atender o perfil e os interesses dos alunos de cada escola. São espaços que abrigam o acervo e sala de leitura, coordenados por professores e abertos durante a semana nos três períodos (manhã, tarde e noite).

http://www.educacao.sp.gov.br/projetos/sala-de-leitura

Esse projeto incentiva os alunos da rede publica a ter o abito da leitura, o que hoje em dia está escassa nas escolas. Nesse site podemos conhecer outros projetos da prefeitura , vale a pena conferir .

Monica Matos






Ambição e Ética na Escola - Um exemplo



"Já a ética são os limites que você se impõe na busca de sua ambição".
 
Essa matéria sobre Ambição e Ética na escola comenta o fato como as escolas tem ensinado os nossos filhos que ética é ajudar os outros e segundo o autor, isso porém, não é ética, é ambição. " Ajudar os outros deveria ser um objetivo de vida, a ambição de todos, ou pelo menos a maioria. Aprendemos a não falar na sala de aula, a não perturbar a classe, mas pouco sobre ética". Continuando o autor ainda diz que temos muito pouca ética na escola dando o seguinte exemplo: "Quando resolvemos escolher aquele colega aplicado, que sempre faz os trabalhos, que lê todos os textos, e então ganhamos a nota pelo trabalho junto com ele. - Ora! Pensamos, é muito fácil. Vamos sempre fazer o trabalho com ele ou ela, pois ganharemos a nota máxima. Com isso, estamos ganhando vantagens gratuitamente nas costas do colega. O professor, talvez, nem sempre se preocupa com isso, pois para ele o importante é que todos saiam vivos da sala de aula. Pois bem, dessa forma que se apresentam essas atitudes, eu fico na dúvida, se a falta de ética não seria dos dois lados: do professor que faz vistas grossas e dos alunos que cometem os abusos".

http://www.edukador-edukador.com/



http://paradatop.blogspot.com/2011/06/30-maneiras-de-colar-na-prova.html

Essa matéria é muito boa e deixa claro como em pequenos detalhes nós acabamos colaborando para a falta de ética na escola. É hora de não deixar pra lá, mas de se preocupar em fazer o bem, bem feito.

Valdinélia.