Punições corporais e psicológicas contra crianças e adolescentes, como palmadas, chineladas e ameaças, são práticas habituais em quase todas as sociedades. Encarados como ferramentas essenciais para a disciplina, estes castigos, que variam em intensidade, estão presentes em muitas casas, escolas e outras instituições.
Embora para o senso comum, a “Pedagogia da Palmada” seja simplesmente um instrumento corretivo (ou preventivo), ela encerra um problema muito maior que é a banalização do uso da violência como meio de solucionar conflitos. Além disso, ensina a criança que a violência é uma maneira plausível e aceitável de se solucionar conflitos e diferenças, principalmente quando você está em uma posição de vantagem física frente ao outro.
O castigo físico e humilhante imposto à infância poderá ter reflexos negativos ao longo da vida da criança. Ademais, constituem uma violação aos Direitos Humanos fundamentais, atentando contra a dignidade humana e a integridade física das crianças.
http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/07/16/campanha-nao-bata-eduque/
Esta é uma propaganda premiada em cannes com um leão de ouro em 2002.
Ela mistura elementos visuais e sonoros de desenhos animados, com cenas reais. Seu desfecho é chocante. Infelizmente acontece muito e precisamos alertar aos pais e familiares em geral. Entrem no link do site e confiram mais.
Beatriz