Segundo Paulo Freire no livro Pedagogia da Autonomia no tema Ensinar exige estética e ética: "A necessária promoção da ingenuidade a criticidade não pode ou não deve ser feita a distância de uma rigorosa formação ética ao lado sempre da estética. Decência e boniteza de mãos dadas. Cada vez me convenço mais de que, desperta com relação à possibilidade de enveredar-se no descaminho do puritanismo, a prática educativa tem de ser, em si, um testemunho rigoroso de decência e de pureza. Uma crítica permanente aos desvios fáceis com que somos tentados, as vezes ou quase sempre, a deixar dificuldades que os caminhos verdadeiros podem nos colocar. Mulheres e homens, seres histórico-sociais, nos tornamos capazes de comparar, de valorar, de intervir, de escolher, de decidir, de romper, por tudo isso, nos fizemos seres éticos. Só somos porque estamos sendo. Estar sendo é a condição, entre nós, para ser. Não é possível pensar os seres humanos longe, sequer, da ética, quanto mais fora dela. Estar longe ou pior, fora da ética, entre nós, mulheres e homens, é uma transgressão. É por isso que transformar a experiência educativa em puro treinamento técnico é amesquinhar o que há de 18 fundamentalmente humano no exercício educativo: o seu caráter formador." Pensando filosoficamente Sérgio Cortela fala sobre a construção da ética.
http://www.youtube.com/watch?v=LK91Ut7jJIM&feature=related
Acredito que como os desejos e as necessidades variam muito de pessoa, as sociedades costumam estabelecer normas de conduta para garantir uma convivência mais ou menos pacifica entre os cidadãos e a formação do mesmo.
Acredito que como os desejos e as necessidades variam muito de pessoa, as sociedades costumam estabelecer normas de conduta para garantir uma convivência mais ou menos pacifica entre os cidadãos e a formação do mesmo.
MARIA DE FÁTIMA