domingo, 20 de novembro de 2011

Ouvir e contar histórias: momento de diversão e aprendizagem



A fim de favorecer o aprimoramento da linguagem oral em seus diversos usos e funções, é importante criar condições para que as crianças sejam protagonistas da ação, dando-lhes a oportunidade de se expressar através das muitas linguagens infantis, dentre elas a linguagem oral.
Sabe-se que as crianças desenvolvem-se oralmente através de diferentes situações, que podem ser informais, de jogos, de diálogos espontâneos com os colegas ou mais formais com os adultos à sua volta. Provocar nos pequenos o desenvolvimento da linguagem, estimula o entendimento e, por conseqüência facilita a maturidade intelectual.
Permitir a fala e a expressão infantil promove não só a interação das crianças com o mundo a sua volta como também privilegia a construção de novos conhecimentos por parte das mesmas. A línguagem oral como todas as linguagens infantis, são compreendidas pelas crianças à medida que essas vivenciam experiências significativas; tais momentos capacitam os pequenos para a comunicação, promovendo seu acesso ao mundo letrado.
São ricos os momentos em que as crianças são convidadas a recontar uma história ou mesmo produzir um texto coletivo a partir da história que lhes foi contada.
Todas essas experiências pelas quais as crianças passam, que envolvem a leitura e provocam a reconstrução de histórias, favorecem o desenvolvimento de sua inteligência que através das interações e da própria linguagem vão deixando uma fase de sua vida que era unicamente sensorial ou prática passando a construção do pensamento propriamente dito.
No momento em que as crianças são convidadas a recontar uma história que já ouviram diversas vezes cria-se a necessidade de que os pequenos resgatem a memória, reconstruindo situações passadas e até mesmo antecipando-se nas situações que ainda estão por vir. Observamos isso quando as crianças, por exemplo, reconstroem a história do Chapeuzinho Vermelho. Alguns deles respondem as indagações que a menina faz pra sua vovozinha antes mesmo da própria personagem indagada. Nesse momento as crianças mostram que já conhecem a parte subseqüente da história.
Ouvir e contar histórias são atividades essenciais as crianças de 0 a 3 anos de idade, pois nesse momento elas estão em um processo de desenvolvimento da linguagem oral que inicia-se entre 11 e 12 meses. Graças a interação e a mediação do adulto, as crianças vão ampliando sua fala e construindo estruturas cognitivas cada vez mais elaboradas.
Deve-se privilegiar os momentos em que as crianças possam ouvir e contar histórias, pois promovem sua função simbólica.
As crianças ao ouvirem uma história desenvolvem sua imaginação. Tudo pode constituir-se a partir do faz-de-conta; meninos e meninas podem colocar-se no lugar das personagens tornando-se os grandes protagonistas da história, podendo pensar e solucionar problemas sem a intervenção da realidade imediata.
Verbalizar uma história ouvida permite aos pequenos organizarem uma série de conceitos. Ao recontar histórias que lhes foram contadas, as crianças sentem-se seduzidas a contar suas próprias histórias.
 Eliane.