sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Como estimular as crianças a cuidar do meio ambiente!!!



Crianças de 1 a 3 anos

Nessa idade, você deve despertar a afetividade de seus filhos pelo meio ambiente e a
natureza, além de propor atividades que prezem pela coordenação motora e que estimulem a curiosidade. 

-Ao contar histórias, transforme os animais considerados "vilões" (como o lobo mau) em personagens bons e que podem precisar da ajuda das crianças porque estão ameaçados (como no caso do lobo-guará, por exemplo).

-Crie oportunidades para as crianças tocarem, cheirarem e sentirem árvores, sementes, flores, folhas, grãos de areia e de terra. Explique que tudo faz parte da "mãe natureza".


-Outra boa ideia é apresentar diferentes animais e plantas que seus filhos veem apenas nos livros da escola. Para isso, vale ir a zoológicos, bosques, fazendas e sítios.


-Envolva a criançada em atividades de plantio e ajude-os a compreender como é importante cuidar bem da muda (uma pequena horta, uma árvore ou uma flor) para que a planta cresça e se desenvolva.


-Assim como aprendem a guardar os brinquedos, seus filhos podem começar a separar os diferentes tipos de lixo, como o seco do úmido e aquelas sucatas que podem ser usadas para brincadeiras lúdicas (amontoar, encaixar, colorir). Assim, fica mais fácil explicar que aquele lixo terá uma nova utilidade e não será descartado na natureza.


-Já é hora de explicar às crianças que elas devem fechar a torneira quando não estiverem escovando os dentes e que a luz deve ser desligada sempre que saírem do quarto ou do banheiro.


-Outra dica: estimule seu filho a sempre usar os dois lados de uma folha quando estiver desenhando. 

  Essas dicas são muito importantes pra seu filho(a) começar a ter conciência do que é o meio ambiente e como deve fazer para estar preservando o mesmo. o nosso planeta esta gritando por ajuda e quanto mais cedo conciêntizarmos as crianças melhor para nosso mundo tem muito mais no site onde retirei essa matéria o link esta a baixo.

Postado por: Beatriz Vieira 

domingo, 15 de janeiro de 2012

Não Bata, Eduque!!!


Punições corporais e psicológicas contra crianças e adolescentes, como palmadas, chineladas e ameaças, são práticas habituais em quase todas as sociedades. Encarados como ferramentas essenciais para a disciplina, estes castigos, que variam em intensidade, estão presentes em muitas casas, escolas e outras instituições.
Embora para o senso comum, a “Pedagogia da Palmada” seja simplesmente um instrumento corretivo (ou preventivo), ela encerra um problema muito maior que é a banalização do uso da violência como meio de solucionar conflitos. Além disso, ensina a criança que a violência é uma maneira plausível e aceitável de se solucionar conflitos e diferenças, principalmente quando você está em uma posição de vantagem física frente ao outro.
O castigo físico e humilhante imposto à infância poderá ter reflexos negativos ao longo da vida da criança. Ademais, constituem uma violação aos Direitos Humanos fundamentais, atentando contra a dignidade humana e a integridade física das crianças.

http://diganaoaerotizacaoinfantil.wordpress.com/2007/07/16/campanha-nao-bata-eduque/

Esta é uma propaganda premiada em cannes com um leão de ouro em 2002.
Ela mistura elementos visuais e sonoros de desenhos animados, com cenas reais. Seu desfecho é chocante. Infelizmente acontece muito e precisamos alertar aos pais e familiares em geral. Entrem no link do site e confiram mais.


Beatriz

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inclusão promove a justiça


Uma das maiores defensoras da educação inclusiva no Brasil, Maria Teresa Mantoan é crítica convicta das chamadas escolas especiais. Ironicamente, ela iniciou sua carreira como professora de educação especial e, como muitos, não achava possível educar alunos com deficiência em uma turma regular. A educadora mudou de idéia em 1989, durante uma viagem a Portugal. Lá, viu pela primeira vez uma experiência em inclusão bem-sucedida. "Passei o dia com um grupo de crianças que tinha um enorme carinho por um colega sem braços nem pernas", conta. No fim da aula, a professora da turma perguntou se Maria Teresa preferia que os alunos cantassem ou dançassem para agradecer a visita. Ela escolheu a segunda opção. "Na hora percebi a mancada. Como aquele menino dançaria?" Para sua surpresa, um dos garotos pegou o colega no colo e os outros ajudaram a amarrá-lo ao seu corpo. "E ele, então, dançou para mim." Na volta ao Brasil, Maria Teresa que desde 1988 é professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas deixou de se concentrar nas deficiências para ser uma estudiosa das diferenças. Com seus alunos, fundou o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade. Para ela, uma sociedade justa e que dê oportunidade para todos, sem qualquer tipo de discriminação, começa na escola.

Para a educadora Maria Teresa Égler Mantoan, na escola inclusiva professores e alunos aprendem uma lição que a vida dificilmente ensina: respeitar as diferenças. Esse é o primeiro passo para construir uma sociedade mais justa.

Quando um (a) se dispõe a agir em prol da justiça, quando um (a) pratica a ética social, se envolve moralmente, algo diferente acontece. Se mais educadores como Maria Tereza se dispor, se entregar, decidir e amar, com certeza a próxima geração será mais feliz do que a nossa. 

Valdinélia (Manu)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Como organizar sua sala de aula



Como professores, todos sabemos que as instalações da sala de aula que recebemos podem variar, e muito, em tamanho e conforto. Algumas salas de aula são modernas, espaçosas e arejadas. Outras são limitadas, antiquadas e estão em ruínas. Qualquer que seja o espaço, você pode melhorá-lo. Você trabalha arduamente para criar oportunidades rigorosas de aprendizagem para seus alunos, adora seu trabalho, mas por vezes o tumulto e a desorganização do espaço de sua sala de aula tornam o seu ensino menos eficiente e são um incômodo para você e seus alunos. As sugestões a seguir podem ser aplicadas de muitas formas, e tenho a expectativa otimista de que tragam alguma inspiração para aclarar, criar fluência e ajudar o dia na escola a acontecer de forma "macia", sem grandes dificuldades.

Crie um espaço centrado no aluno... para fora com o velho... guarde e identifique os materiais... crie um fluxo para a entrada e a saída de materiais e papéis... use as atividades de aulas para manter a organização... crie um local convidativo para os visitantes entrarem... mantenha sua sala de aula arejada e limpa...

Crianças e aprendizagem podem gerar bastante bagunça, mas através de um esforço continuado sua sala de aula pode ser não só uma ambiente mais eficiente de aprendizagem, como também um lugar onde seus alunos gostem muito de estar. Seus alunos vão colher os benefícios, e os visitantes ficarão bem impressionados. Uma sala de aula organizada é aquela onde que você gostará de passar seu tempo. Minha expectativa é que todos tenham alguma inspiração.

Teresa Carvalho

Sem dúvida trabalhar num ambiente planejado, organizado, limpo, decorado... nos dará muito mais prazer.
Não deve ser um peso ter que pensar nesses detalhes, mas, uma motivação de fazer o trabalho que amamos cada vez com mais excelência. 

Valdinélia (Manuela)